/ Cristianismo Rosacruz

Provações e Evolução

Abordamos recentemente a relação entre Consciência, Destino e Saúde (física, mental e espiritual). As provações, propostas pelo destino, têm por objetivo testar nossas incoerências e fraquezas. Para que nossa evolução siga em frente é preciso viver plenamente todas as experiências que nos são oferecidas pelo Destino.

Na natureza não existe estagnação. Em todos os momentos, ou evoluímos ou nos atrasamos. O atraso material e espiritual deriva do afastamento da Luz. As estagnações, ou zonas de conforto paralisantes, são na verdade sinais de retrocesso e involução. Quanto mais atrasados, mais os problemas se acumulam com a finalidade de nos obrigar a sair do comodismo, no qual tendemos a ficar estacionados. Quando nos acostumamos com a escuridão, ficamos cercados de trevas. Deliberadamente abandonamos a Luz.

Os Anjos do destino, orientados por Deus, prescrevem as lições necessárias para o desenvolvimento Espiritual. Quem aprende rápido segue em direção à Luz. O teimoso e o orgulhoso perseguem a própria sombra e se acostumam com essa companhia.

 Todas as provas e dificuldades têm por objetivo o autoconhecimento. O Orgulho é o maior empecilho para enxergar quem nós verdadeiramente somos. O Orgulho nos impede de aceitar e aprender com as provações, incita à rebeldia e à ingratidão.

Orgulho e egolatria são amigos íntimos. A humildade, uma virtude rara…

São necessários empenho e Vontade para vencer a cadeia dos vícios e o atraso Espiritual. Transmutar vícios em virtudes é uma tarefa alquímica, requer persistência e dedicação. A nossa natureza inferior é facilmente capturada por todos os tipos de vícios. Porém, quando a superamos e subimos alguns degraus na senda da Luz, a felicidade é legítima e compensa todo e qualquer tipo de esforço.

Subir a montanha é um grande desafio, mas apreciar a paisagem no cume é fabuloso e transcendente.

 Enquanto formos indecisos, nada de novo acontece, permanecemos amarrados na nossa limitada visão sobre o mundo. Além disso, temos normalmente a convicção de que estamos certos, mesmo diante de uma realidade adversa ou até mesmo amarga.

A dúvida e a flacidez da vontade tornam o destino uma fatalidade.

 Diz o ditado: Deus dá o cobertor conforme o frio. Não há situações irremediáveis. Sempre há como originar transformações radicais (e não apenas superficiais) no corpo, na Alma e, portanto, no destino. A filosofia Rosacruz elucida o conceito de Epigênese:  pondo em ação novas causas criamos novos efeitos. Para iniciar uma nova vida, entretanto, são necessárias duas condições fundamentais: Força de Vontade e Poder de Decisão. Ambos constituem atributos do Espírito e têm potência para criar novas causas.

Que fique claro: em essência somos Espíritos, mas vivemos em um Corpo Físico integrados numa existência terrena. Essa premissa deve ter prioridade absoluta quando selecionamos os pensamentos que habitam nossa Mente. Estabelecida essa prioridade, o próximo passo é a contínua vigilância, ou seja, um verdadeiro patrulhamento acerca dos pensamentos intrusos que estejam fora dessa sintonia.

Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua justiça e tudo o mais lhes será acrescentado.

Orai e Vigiai, para não caíres em tentação.

Para seres de elevada estatura espiritual, a exemplo dos santos, mesmo as mais dolorosas provações são recebidas com entusiasmo e coragem. Quando vivemos na intimidade do Amor, ensinado e exemplificado por Cristo-Jesus, todas as experiências ganham Vigor e Estatura Espiritual.O Fardo se torna leve e o Jugo, suave.

Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida.

Tendo a Luz de Cristo como guia, que possamos seguir em frente no processo evolutivo e que mereçamos as bênçãos de um destino dadivoso.

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ.

Posts recentes

Categorias

Arquivos

Design por: Maurilio Souza | Programado por: Loooping

X