/ Cura Saúde

O CORAÇÃO NOBRE: A CHAVE PARA A CURA

O CORAÇÃO NOBRE: A CHAVE PARA A CURA

No mês passado falamos sobre a necessidade de uma Mente Pura para se obter a Cura das enfermidades. Também abordamos alguns aspectos sobre a natureza dos Pensamentos. 

Quando pensamos, estamos imersos em uma tonalidade afetiva, pois a Alma está sendo atravessada por tons emocionais que incentivam o movimento. Essa tonalidade afetiva está diretamente relacionada com a qualidade dos sentimentos impressos nas raízes do coração.  

No livro Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô, recomendado e estudado nesta escola, o autor, que levou cerca de quarenta anos para escrever essa obra e que preferiu o anonimato, nos traz no Arcano O Papa  uma importante reflexão a esse respeito: 

Quem pensa em nós é o coração.

 Segundo ele, é aí que a vontade-de-grandeza tem sua origem e é aí que ela se apodera da cabeça, fazendo dela seu instrumento para satisfazer seus caprichos. Diz ainda algo que faz muito sentido: podemos pensar apenas de duas maneiras, com o coração humilde e quente ou com o coração pretensioso e frio.

Esse conceito encontra-se também nos Evangelhos: 

O homem bom, 

do bom tesouro do coração tira o bem, do mau tesouro tira o mau.

Não é o que entra pela boca do homem que o mata, mas sim o que dela sai. 

A boca fala do que o coração está cheio.

No Conceito Rosacruz do Cosmos, Max Heindel também deixa claro que o ser humano pensa em seu Coração. Nessa obra, dedica algumas páginas para o entendimento profundo do papel do coração (Coração uma Anomalia, cap.XV) e nos mostra que a razão percebe o mau como uma ameaça, e portanto, reage com agressividade, medidas punitivas, beligerância e vingança. O coração, por sua vez, responde ao mau com o bem e pede benevolência, misericórdia e Amor!

 Entretanto, na maior parte das vezes, o cérebro domina o coração. A Mente, limitada pelos desejos e submersa na egoísta e individualista “natureza inferior”, age com traidora astúcia, dificultando ao Espírito o governo do corpo.

 A antagônica “natureza inferior” resulta da cumplicidade do Corpo de Desejos com  Mente rudimentar. Já o sangue, é o assento do Espírito e, por meio dele, hábitos virtuosos podem instalar-se no coração. 

Para isso faz-se necessária a presença da Vontade (com V maiúsculo).

A Vontade é um atributo do Espírito. 

Por meio da Vontade podemos exercer o livre-arbítrio e temos a chance de habituarmo-nos a escolher o bem, frente a cada situação que nos é apresentada pelo destino. 

E qual deve ser o agente norteador das nossas escolhas? Como incorporar o hábito de escolher o bem e, dessa forma, enobrecer o coração? A lição a ser aprendida é:

O que não beneficia a todos não beneficia a ninguém!

Parece simples, mas é um trabalho hercúleo nos transformarmos em seres altruístas. E essa tarefa tem início no coração.

Segundo o anônimo autor do livro Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô, o que vem do fundo do coração não é enfadonho nem aborrece. E complementa:

O fundo do coração é Amor.

O coração só vive quando ama.

Apesar do Coração ser considerado um músculo involuntário, sabemos que ele apresenta fibras musculares voluntárias na sua constituição. Graças a esse fato, associado ao poder da Vontade, há uma chance do coração vir a ser órgão voluntário e senhor da razão

Para que isso se torne uma realidade, faz-se necessária a prática diária da Regra de Ouro: 

Faça aos outros o que gostaria que fizessem a Ti.

Essa regra, aplicada dia a dia com diligência e perseverança, nos ensinará progressivamente a sentir com a Mente e a pensar com o coração. A chave para essa prática encontra-se no ensinamento deixado por Cristo-Jesus, quando Ele nos exorta a transcender nossa “natureza inferior”:

Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, 

dia a dia tome sua Cruz e siga-me.

Chegado esse momento  a Saúde tornar-se-á uma realidade. Estaremos com certeza curados de todos os males e verdadeiramente preparados para seguir Cristo

Ao invés de pacientes, na presente existência, poderemos atuar como agentes curadores e auxiliá-Lo na Sua Missão.

O verdadeiro ocultista realiza seu trabalho com a maior discrição possível, 

somente com o propósito de ajudar legitimamente aos demais e 

sem nunca pensar em si mesmo.

(Max Heindel)

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ!

Posts recentes

Categorias

Arquivos

Design por: Maurilio Souza | Programado por: Loooping

X