O Sol acaba de ingressar no intenso e profundo signo de Escorpião. Regido por Marte e por Plutão, Escorpião une inferno e céu. Enquanto o signo de Touro, diametralmente oposto, é responsável pela vida e pela integração, Escorpião está ligado a processos de morte e de desintegração.
O Sol acaba de ingressar no intenso e profundo signo de Escorpião. Regido por Marte e por Plutão, Escorpião une inferno e céu. Enquanto o signo de Touro, diametralmente oposto, é responsável pela vida e pela integração, Escorpião está ligado a processos de morte e de desintegração.
No ano de 2019, Joaquin Phoenix, como o protagonista do filme Joker (Oscar de melhor ator) reuniu importantes características do signo de Escorpião ao evidenciar a tragédia humana revestida de risos e ensinar o melhor desse signo: a capacidade de suportar a dor e de transformá-la em arte. No filme, após tragédias, Joker dança.
Nascendo no inferno, ambiente familiar de origem, e convidado a viver no pânico e no isolamento, que representam formas de controle por parte da sociedade em que vivemos, o personagem gradualmente se transforma em algo que ele cria a partir de si mesmo. Assim como Psiquê, do mito Eros e Psiquê, perde tudo, a partir do “nada” constrói a consciência de si e nos convida a refletir sobre a existência humana:
E se tudo na vida der errado?
Que bom!
A ficção deu errado
Essa ficção, bem esclarecida no filme Cidade das Sombras, se dá através dos papéis que desempenhamos na vida e nos afastam da nossa verdadeira essência. Esse afastamento do que realmente somos é desvelado pelo signo de Escorpião, o único capaz de realizar essa tarefa.
Com o advento da Pandemia, que estamos vivendo atualmente, faz-se indispensável a análise minuciosa dos papéis que desempenhamos na vida e como eles nos distraem e, ao nos distanciar da nossa essência, nos traem.
Apenas uma visão ampla e profunda, de águia, pode extrair o néctar dessa situação e transformá-la no elixir da vida. Nas atuais circunstâncias, isso não é apenas aconselhável, mas indispensável. Caso contrário a sanidade mental correrá sérios riscos.
Quem tem forte o signo de Touro, ligado aos tesouros terrestres,
deve investir em tesouros celestes,
Escorpião.
Já é sabido que crises são oportunidades de criar-se. Para vivê-las plenamente são necessárias: a descida ao inferno, a pausa, a não reatividade e a volta ressurreta, com a reatividade transformada em proatividade.
No solo onde desponta o perigo, cresce também a salvação. Escorpião, ao penetrar na escuridão, suplanta as trevas, graças a uma característica que lhe é própria: a Radicalidade.
Nietzsche, libriano com ascendente em Escorpião nos ofertou uma chave:
Siga sua angústia, ela é o caminho rumo a si mesmo.
Escorpião é também o signo do perdão. Na casa onde temos Escorpião no nosso Mapa Natal é importante o exercício do perdão, ou seja perdoar e pedir perdão. Entretanto, para que o legítimo perdão aconteça é necessário morrer para algo. Isso implica em, ao invés de guardar ressentimentos e de sermos reativos, fazermos o melhor que pudermos com aquilo que nos acontece.
Somos convidados a praticar o perdão todos os dias.
O perfeccionismo é um sinal de falta de perdão consigo próprio, o que se torna evidente fora de nós, na dificuldade de perdoar, pois assim como dentro, ocorre no mundo externo. A realidade exterior é somente um espelho da interior.
O orgulho, grande inimigo do perdão, que no caso de Escorpião é bem marcante e ao mesmo tempo oculto, fecha os nossos “poros”, tornando-nos impermeáveis e convictos, impossibilitando entrarmos em relação com o outro e cristalizando ainda mais o nosso orgulho.
A cristalização da alma se revela na indisponibilidade para a mudança e na inabilidade de habitar dentro de si, repercutindo na vida em forma de distrações, de necessidade de estruturas de segurança e levando à alienação da Vida.
Nas oitavas superiores porém, o Escorpião transforma-se em Águia. Solitária, a Águia busca o infinito das alturas e a eternidade do silêncio, representando a meta de todo o coração sincero dedicado à magia de curar.
Curar é devolver vida e movimento
ao tecido que estava morto, sem alma.
O signo de Escorpião tem o dom alquímico de produzir o bálsamo alquímico, que cura a todos.
A Fraternidade Rosacruz, escola dedicada ao conhecimento e ensino profundo do Cristianismo, bem como à cura dos enfermos, é uma “maternidade de Águias”.
Nosso Mestre, Cristo-Jesus ascende aos Céus como Águia Vitoriosa e profere o brado: Eu Venci o Mundo.
Meditemos sobre suas palavras nesse período em que o sol transita pelo signo de Escorpião:
Eu Sou a Ressurreição e a Vida
Quem crê em Mim, ainda que morra,
Viverá.
No site da Fraternidade Rosacruz (fraternidaderosacruz.com.br) oferecemos a possibilidade de inscrição no Serviço de Auxílio de Cura. Serviço voluntário realizado por alguns membros dessa escola, auxiliados pelo plano espiritual.
QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ!