Câncer 2021:Universo Interior – Desenvolvimento da Alma

O confinamento é uma das estratégias do destino usada para conduzir os seres humanos em direção a si mesmos. Signo do Universo Interior, Câncer nos conecta com o Plano Espiritual e nos ensina a sentir.

O mundo moderno, cada vez mais mecanizado, vem tolhendo nossos sentimentos em ritmo acelerado.  O conhecimento adquirido em Gêmeos ganha sabedoria e se sedimenta na Alma, a dimensão lunar.

De olhar penetrante, à procura da Alma do outro, o canceriano (ou quem tem a presença marcante de Câncer no Tema Natal) tem plena confiança em Deus e, ao mesmo tempo, grande dificuldade de aceitar o mundo real. A casa do Horóscopo em que se encontra Câncer é o local onde desenvolvemos a Alma e também onde cristalizamos as marcas emocionais (ressentimentos e mágoas). Essas marcas resultam em estados emocionais negativos que dificultam a capacidade de perdoar. Atravancam nossa evolução.

O olhar subjetivo distorce a realidade e pode excluir as necessidades do outro. Perdido e imerso nas envolventes imagens do seu rico mundo interior, o canceriano é altamente sonhador, avaliando a realidade exclusivamente sob sua sentimentalista ótica, o que o inclina ao isolamento, à bipolaridade (real-virtual) e ao atolamento emocional. 

 O canceriano alcança mais equilíbrio quando exercita a gratidão, 

aceitando de bom grado tudo o que o destino lhe propõe. 

 Vivendo de forma sóbria.

Durante os meses em que o sol transita pelo signo de Câncer é aconselhável meditarmos profundamente a respeito da nossa Alma. A Alma saudável mantém a criança interior viva. É plástica, flexível e movimenta-se com facilidade. Quando a criança interior encontra-se sufocada, a Alma enrijece e adoece. 

Hoje em dia, mergulhados como estamos no automatismo e no excesso de tecnologia, nossa criança interior, naturalmente saudável, empática e cheia de vida, encontra-se praticamente morta. A sociedade, como um todo, mostra-se desalmada. A voz do inconsciente, porém, sutil e metafórica, nos alerta de várias maneiras a respeito dessa crítica situação e não descansa até ser ouvida. O Corpo Físico recebe seus sinais.

.

A mitologia e o cinema (sétima arte) apresentam novas possibilidades de despertar 

 a Alma dos sinceros buscadores da Verdade e da Beleza. 

 A qualidade da Alma depende da natureza das percepções que temos do mundo ao nosso redor, o que por sua vez relaciona-se aos aspectos da Lua (planeta da subjetividade e regente de Câncer) no Tema Natal. Quando identificamos aspectos entre Lua e Netuno, ou quando a Lua se encontra no também aquoso signo de Peixes, aumentam as possibilidades da ocorrência dos estados subjetivos e confusos. Nota-se o descontrole da Mente e a difusão de sentimentos caóticos (caos psíquico). Esse quadro de desgoverno mental facilita a intromissão dos vícios.

A Alma é o local onde se plasmam tanto vícios como virtudes.

Os vícios denunciam as fraquezas da Alma e as virtudes caracterizam a Alma madura. A redenção começa pela Mente (Lua e Mercúrio organizados). A Mente nos torna escravos ou pode nos libertar. Os três maiores vícios da personalidade, raízes de todos os males e que  nos conduzem a um destino errante são: a Vaidade, o Orgulho e a Ambição. Abordaremos mais de perto esses tópicos no próximo mês, relativo a Leão.

Um filme que ilustra as inclinações da Alma para vícios ou virtudes é  

Cloud Atlas (A Viagem). 

O filme mostra a repetição de vícios comportamentais, grosseiros ou sutis, que se repetem durante várias encarnações. É uma demonstração bem didática do que se denomina “O Eterno Retorno”. A constatação da perda do precioso tempo que dispomos aqui na Terra para lapidarmos a  Alma é no mínimo angustiante.

 As transgressões das Leis da Natureza, que têm raízes nos vícios da Alma, inevitavelmente geram doenças e sofrimentos. Temos que encarar de frente essa realidade, sem rotas de fuga: distrações, demandas desnecessárias ou estados alterados de consciência. 

O exercício de Retrospecção, descrito e recomendado por Max Heindel,

 no Conceito Rosacruz do Cosmos, 

constitui uma fonte segura de lapidação da Alma e do caráter.

A partir da purificação da Alma, o Plano Espiritual encontra canais abertos para agir com eficácia. O Serviço de Auxílio de Cura da Fraternidade Rosacruz, onde a Cura das enfermidades abrange as raízes das causas, é pautado nessa colaboração mútua, entre o solicitante da Cura e os agentes do Plano Espiritual. Informações adicionais para a solicitação de Auxílio de Cura estão disponíveis aqui no site.

Que possamos aproveitar esse período de extrema confiança em Deus, onde somos banhados pela Hierarquia de Câncer e pela Graça, para direcionarmos a máxima atenção para o desenvolvimento  da Alma. Mergulhando no Universo Interior, na Imagem de Deus impressa na Alma desde nossa origem, entraremos em Comunhão Espiritual com nossos irmãos e reconheceremos a divina essência dentro e fora de nós.

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ!

Posts recentes

Categorias

Arquivos

Design por: Maurilio Souza | Programado por: Loooping

X