/ ARTE

A Importância da Arte no Desenvolvimento do Estudante Rosacruz

A arte promove uma abertura para o Infinito. Aguça a percepção dos
mistérios da existência e aprofunda a compreensão do sentido da própria vida.

Ludwig Von Beethoven compôs a sua monumental Nona Sinfonia numa fase de avançada surdez. Como pôde ter concebido aqueles acordes maravilhosos?

Michelangelo Buonarroti contemplou sua magnífica obra no teto da Capela Sistina e chorou a sua imensa frustração. Não era aquilo que sonhara. Sua visão inicial se desvanecera, porque seu pincel e suas tintas
não foram capazes de reproduzi-la.

Goethe nunca ficou satisfeito com o que escrevia. Lamentava não conseguir transpor para o papel as ideias que o inspiravam. Esses e outros gênios da arte e da literatura não conseguiram expressar aqui no mundo físico tudo o que captaram de uma fonte transcendental.

Max Heindel nos ensinou que essas fontes transcendentais encontram-se nos planos mais sutis da natureza. O Primeiro Céu, por exemplo, é o mundo da cor. Ali os artistas percebem tonalidades vivas, resplandecentes, impossíveis de serem reproduzidas com as limitadas cores existentes aqui no plano físico. O Segundo Céu é a esfera do som, mas nem todos os ecos dessas músicas celestes podem ser reproduzidos com sua perfeição e beleza original nas baixas vibrações mineralizantes do mundo físico.

Quem trabalha com a arte na sua concepção mais elevada, consciente ou inconscientemente, encontra inspiração nas regiões superiores do plano cósmico no qual atualmente evoluímos. Por suposto, há uma interação
com essas regiões. É recomendável que o estudante rosacruz cultive alguma arte, ainda que apenas apreciando e contemplando sua sublimidade. Importante é desenvolver um real interesse pelo Belo.

Em todas as suas expressões, a arte favorece o desenvolvimento da criatividade, do senso estético e da faculdade da intuição. Ela torna os sentimentos humanos mais refinados, despertando a consciência do Bom, do Belo e do Verdadeiro. Assim desenvolve um campo de consciência mais elevado onde a Alma se movimenta de forma criativa.

A arte promove uma abertura para o Infinito. Aguça a percepção dos mistérios da existência e aprofunda a compreensão do sentido da própria vida.

Não é necessário que todos sejam artistas de fato para dedicar-se a algum ramo das artes. É muito provável que na cidade onde residimos, algum órgão público ou entidade privada ofereça cursos ou oficinas de artes plásticas, música, literatura, dança. Muitos estudantes são dotados de algum dom artístico, mas ainda não se deram conta disso. Vale a pena buscar espaços onde a arte seja valorizada.

Por Gilberto Silos

QUE AS ROSAS FLORESÇAM EM VOSSA CRUZ!

Posts recentes

Categorias

Arquivos

Design por: Maurilio Souza | Programado por: Loooping

X