Get Adobe Flash player

Fundamentos da Filosofia RosaCruz em Perguntas e Respostas

Pergunta: Quem são os Rosacruzes e o que esse nome significa?
max
Resposta: A antiga Ordem Rosacruz consistia de seres altamente espiritualizados, puros e que possuíam uma incomensurável sabedoria em relação aos demais. Eram tidos como alquimistas médicos e matemáticos. Os doze indivíduos no século XIV, foram orientados por um ser conhecido como "Cristão Rosacruz". Esses seres trabalhavam secretamente e formaram uma fraternidade conhecida como "Ordem Rosacruz". Os conhecimentos de tal ordem foram ministrados a apenas alguns sábios, sendo que nada foi revelado até o ano de 1614, quando um pequeno panfleto escrito em alemão circulou entre aqueles que estavam aptos a receber esses ensinamentos. Essa sociedade secreta ainda existe e ainda trabalha com e para a elevação da humanidade. Somente aqueles que possuem um amplo conhecimento espiritual é que são admitidos como membros no movimento Rosacruz e esses "médicos da alma" podem ser encontrados entre aqueles que estão no controle deste grande movimento, estando intimamente ligados com a evolução do mundo. Esses irmãos nunca se tornaram conhecidos e trabalham de forma incansável e abnegadamente pelo bem da humanidade. Em 1908, Max Heindel que era de origem dinamarquesa, foi escolhido como o mensageiro dos Irmãos Maiores, para transmitir os ensinamentos Rosacruzes ao Ocidente. Passado um determinado tempo e estando ainda tais ensinamentos sob a sua responsabilidade, foi instruído a retornar à América e revelar ao público esses ensinamentos, os quais até então eram secretos. Nessa época, a humanidade tinha alcançado o estágio mais avançado da religião cristã, quando os mistérios (que Cristo menciona em Mateus 13:11 e Lucas em 8:10) tinham que ser ministrados a muitos e não apenas para alguns.

Quando Max Heindel chegou na América, ele publicou esses elevados conhecimentos em sua obra "O Conceito Rosacruz do Cosmos" que foi traduzido em diversas línguas e continua a ser editado em várias partes do mundo. Também estabeleceu a Fraternidade Rosacruz como sendo a Escola Preparatória para a Ordem Rosacruz, na Sede Mundial em Monte Ecclesia Oceanside - Califórnia. A Fraternidade não tem nenhuma ligação com qualquer outra organização, mesmo que esta utilize a palavra "Rosacruz"

Pergunta: Os Rosacruzes ensinam que Cristo foi o mensageiro divino, o Salvador do Mundo?

Resposta: Cristo Jesus foi o ser mais evoluído que habitou o planeta Terra em um veículo físico. No entanto, os Ensinamentos Rosacruzes esclarecem que Jesus foi um homem que no Batismo, ofereceu seus veículos inferiores ao Espírito Cristo para serem utilizados em seu Ministério no plano material. Na crucificação, Cristo foi libertado dos corpos de Jesus e penetrou na Terra. Este grande Arcanjo ainda é o Espírito que habita a Terra é o Salvador da humanidade. Após um minucioso estudo dos Ensinamentos ministrados pela Fraternidade Rosacruz, o Cristo se torna algo vivente na vida dos estudantes, que não só reconhecem a divindade de Cristo como fazem todos os esforços possíveis para seguir os Seus passos.

Pergunta: O estudante Rosacruz acredita que há vida após a morte?

Resposta: Sim, os ensinamentos Rosacruzes preparam o aspirante para a vida após a morte. Uma viagem a lugares desconhecidos torna-se agradável quando estamos devidamente preparados e sabemos sobre o lugar para o qual vamos viajar. É algo muito confortável quando conhecemos as condições do lugar que vamos habitar, condições que têm sido tão misteriosas devido à nuvem de ignorância que paira sobre o homem há longa data. O conhecimento da vida após a morte torna-se mais confortável para aqueles que perdem os seus entes queridos.

Os Irmãos Maiores da Ordem Rosacruz, com o seu grande conhecimento dos Mundos Espirituais dão-nos a prova da existência desses mundos superiores. Muitos estudantes que se encontram em um estágio mais avançado, já receberam uma prova da existência da vida após a morte, sendo que para eles isto não é mais uma teoria, mas sim uma Verdade. É possível com o desenvolvimento da sensibilidade superior atual, verificar e ver as condições existentes no mundo invisível chamado o mundo dos mortos, que interpenetra nosso mundo físico, denso, mesmo sendo invisível para aqueles que têm unicamente o senso da visão física. Conforme declara John Mc Creery em seu formoso poema:

"Eles não estão mortos. Passaram apenas
para além das névoas que aqui nos cegam
para que em esferas mais serenas
uma nova e maior vida tenham".

A morte para o estudante Rosacruz é apenas uma perda de consciência, onde nos livramos do envoltório físico e ganhamos o corpo espiritual que Paulo relata no capítulo XV versículo 1 dos Coríntios.

Pergunta: Os Rosacruzes acreditam no Renascimento e na Lei de Consequência?

Resposta: No capítulo XVII de Mateus, versículo 11, 12 e 13 Jesus dá uma bela demonstração da filosofia do Renascimento a seus discípulos. Após a sua transfiguração, ele claramente disse que Elias já havia voltado e os discípulos entenderam que ele se referia a João Batista. O capítulo 8 de João e a parte final do capítulo 19, nos falam a respeito do Renascimento.

Perante os ensinamentos rosacruzes, todas as ações que se iniciam em uma vida continuam na seguinte. Isso é um ensinamento bíblico que prega que "o homem deve colher o que eventualmente tenha semeado", independente do bem ou do mal que tenha praticado. Devido a isso passa por diversas existências, onde aprende a construir o seu caráter. É nesse estágio de sua vida, que ele usufrui os benefícios ou sofre devido às más ações que tenha praticado em sua última existência.

Cada existência é um dia na escola da vida, onde o espírito aprende as suas lições. Em Gênesis é relatado que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Já que o homem é feito à imagem e semelhança de Deus, ele deve se tornar tão sábio quanto o Pai que o criou. Naturalmente tal sabedoria não é adquirida em apenas uma vida, mas sim através de um lento processo evolutivo que o levará à Divindade.

Pergunta: Fale-nos a respeito do Método Rosacruz de curar os doentes.

Resposta: Em cada um dos quatro evangelhos, observamos que Cristo pregava o evangelho de cura. Ele curava todos os que vinham até Ele e orientava Seus discípulos a levar ao mundo a missão de: Pregar o Evangelho e Curar os Enfermos. Essas duas ordens também foram ministradas aos Rosacruzes que são os "médicos da alma", pois a doença primeiro se manifesta no Corpo Vital, que é o veículo da alma, e a cura pode ser mais bem efetuada através desse veículo invisível. Durante o sono, quando o homem está livre do seu veículo físico e atua no mundo espiritual, a cura é alcançada mais rapidamente. Os estudantes esotéricos são treinados para este tipo de trabalho.

Maiores detalhes a respeito do serviço de cura podem ser obtidos através da:

FRATERNIDADE ROSACRUZ
Sede Central do Brasil
Rua Asdrúbal do Nascimento, 196
01316-030 – São Paulo – SP – Brasil
Tel./fax: (0xx11) 3107 – 4740
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ou através de

Oceanside Califórnia


Sabemos que os Rosacruzes não cobram nada por seus trabalhos de cura e nem pelo fato de passarem os seus conhecimentos para os demais. No capítulo X de Mateus, Deus fala aos seus discípulos para irem de encontro às ovelhas perdidas da casa de Israel, para pregarem o evangelho e curarem os enfermos. Mas ele também prega aos seus discípulos para que não adquiram ouro, prata ou cobre durante a sua caminhada. No capítulo X, versículo I dos Coríntios, Paulo também se mantém firme em tal pensamento, de pregar o evangelho e nada cobrar. Os Rosacruzes têm seguido essa prática sem nunca ter cobrado nada por seus ensinamentos. Nenhum conhecedor destes nobres ensinamentos deverá cobrar ou estabelecer uma mensalidade para tal. Isso faz com que este se torne um impostor. Se tivermos fé e trabalhamos de forma desinteressada, Deus sempre cuidará de nós e as nossas ofertas amorosas serão sempre suficientes para nos suprirem em nossas necessidades básicas .

Pergunta: Porém, isto não encorajaria alguns a tomar tudo e não dar nada? Não se desenvolverá o egoísmo neles? Existe uma lei na natureza que diz que não podemos obter algo através do nada?

Resposta: Sim, inúmeros comparecem às igrejas, conferências e cursos, nada colocando na cesta da coleta, achando isso desnecessário até que são abordados e, naturalmente, pretendem tomar tudo e nada oferecer. Mas eles não consideram o assunto sob o ponto de vista das leis de Deus, que operam silenciosamente através da Lei de Causa e Efeito. Alguma vez, em algum lugar, essas dívidas chegam ao Ego que pensa que poderá escapar, tomando tudo, não dando nada.

"Não se iluda, Deus não esquece nada: o que o homem semear ele também colherá".